segunda-feira, 22 de março de 2010

O segredo da felicidade


O segredo da felicidade está na liberdade. Gostei desta frase! Mas, ela não é minha, é do historiador grego Tucídides. E, pensando bem ele tem razão. Eu poderia dar muitos exemplos de situações que provam que o Tucídides tinha razão… Passo a citar o que li num site: “ao ganharmos um bom dinheiro ficamos felizes. É por que nos libertamos das dívidas. Temos Liberdade para comprar o que quisermos. Ma logo a sociedade descobre, e nos cobram altos impostos, sugerem que temos de adquirir tais e tais bens, e acabamos perdendo a liberdade para uma adequação social que muitas vezes nem queremos, e aí ficamos infelizes.”

Isso me faz lembrar dum amigo meu que estava muito feliz porque tinha acabado de pagar a última prestação ao banco… Quinze anos pagando um crédito de habitação! Quinze anos “preso” à uma dívida! É muito fácil de imaginar a felicidade dele ao pagar a última prestação…

Mas conheço muito boa gente que pensa de que a felicidade está no dinheiro, na riqueza material… O dinheiro pode nos ajudar em muitas coisas, em muitas situações.. Mas dinheiro não é tudo. A propósito disso, cheguei a receber um email que dizia:

Com Dinheiro pode-se comprar uma casa, mas não um lar.
Com Dinheiro pode-se comprar uma cama, mas não o sono.
Com Dinheiro pode-se comprar um relógio, mas não o tempo.
Com Dinheiro pode-se comprar um livro, mas não o conhecimento.
Com Dinheiro pode-se comprar comida, mas não o apetite.
Com Dinheiro pode-se comprar posição, mas não respeito.
Com Dinheiro pode-se comprar sangue, mas não a vida.
Com Dinheiro pode-se comprar remédios, mas não a saúde.
Com Dinheiro pode-se comprar sexo, mas não o amor.
Com Dinheiro pode-se comprar pessoas, mas não amigos.

A felicidade é um dos temas mais importantes de toda a história da humanidade! O homem sempre viveu à procura da felicidade… E, nessa luta pela felicidade ele acaba por afastar-se ainda mais dela. Aqueles que pensam que o dinheiro é que traz felicidade, acabam por perder muito tempo buscando-o e vão se afastando da felicidade… E, acabam se associando a coisas que trazem muita infelicidade, não só para eles como também para muitas outras pessoas. Os sábios dizem que a felicidade não é no nosso corpo, mas na nossa alma, e que por isso temos que entender a natureza da alma, e não do corpo.

Portanto a forma mais prática de alimentar a alma de felicidade está na arte, pois toda arte é criação divina, e faz com que nossa alma se aproxime do criador, ou apenas pensar em coisas boas. Dizem que o nosso pensamento vem do mundo das ideias, e que a harmonia universal penetra em nosso corpo, sem que nenhuma barreira possa intervir, fazendo com que nossa alma se sinta cheia de amor e próxima de seu mundo livre e eterno.

Então, se queremos ser felizes, temos é que pensar, pensar apenas em coisas boas!

Abel Monteiro

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fim do mundo em 2012


Antes de ontem vi na televisão uma matéria sobre o fim do mundo. Confesso que fiquei muito confuso, embora há coisas em que eu não acredito! Há seitas que defendem que o mundo vai acabar em 2012, os cristãos dizem que estamos nos aproximando do apocalipse... enfim...

O que mais me marcou nessa matéria foi a possibilidade de erupções dos super vulcões! Eu nunca tinha ouvido falar disso! Se isso vier a acontecer, como disseram no programa, essas erupções transformarão a vida na terra e todo o planeta será afectado... e certamente haverá poucos sobreviventes...

Ora, pensando bem, nós como seres mortais teremos o nosso fim... Pra se ter um fim é preciso se ter um início... Então, como eu sei que terei o meu fim (felizmente não sei quando), vou fazer o que sempre fiz e procurei fazer: ser feliz nesta vida!

Ser feliz, pra mim, é aproveitar tudo o que há de bom e que temos direito, é sermos correctos com nós mesmos e com os outros... é termos uma vida equilibrada tanto ao nível emocional, financeiro, saúde, trabalho, enfim... e sobretudo termos uma relação com Deus! Assim, quando chegar o meu fim, partirei (não sei pra onde) em paz... e quem sabe descansarei realmente em paz!

Agora, mais do que nunca, procuro encontrar o bom caminho... e esse caminho encontra-mo-lo em Jesus! Ele pode nos guiar e dar-nos sabedoria pra vivermos bem e não termos medo do fim do mundo... Pra finalizar, como diz uma amiga minha, só Deus é que sabe quando será o fim do mundo!

Portanto, esses senhores que vi nesse programa da TV, se quiserem posso convida-los pra vir tomar um bom grogue de S. Antão em minha casa no dia 1 de Janeiro de 2013 (se ainda não tiver chegado o meu fim, é claro!).

Por falar em fim, assim finaliso esta minha primeira crónica.

Abel Monteiro

fonte da imagem: http://mayanprophecy2012.blogspot.com/2008/08/2012-mayan-prophecy-in-modern-world.html